Tempo de mudanças…

Esse termo, tempo de mudanças, acredito que sempre escutamos, dia a dia, continuamente, mas até que ponto essa mudança vem, como vem e devemos mudar mesmo?

A tecnologia é o grande pilar de tudo o que acontece hoje, em todos os setores imagináveis tem tecnologia se entremeando e se fazendo notar.

Falo de minha experiência na gestão de equipes, o que funciona e o que não funciona.

Nuvem, Data Center, Virtualização, Equipe, Projetos, Pensamentos (e como temos vertentes de pensamentos nesses dias atuais), Home Office, Locais, e mais… Uma lista gigante de situações, nos levam a intuir, estudar, nos preparar para o que vem pela frente.

Tecnicamente, o posicionamento de cada profissional, perante ao direcionamento da empresa, ou até mesmo, e diria o mais importante, mostrar a direção para a empresa ou negócio, é fundamental. Temos que ter isso como primícias.

A gestão de equipe, hoje, exige muito mais que simplesmente, gerir pessoas, produtos, projetos e processos. A instabilidade do mundo em si acaba gerando um passivo, que ao meu ver, nem todos estão dispostos a administrar, o passivo de persona da organização.

O que torna a organização firme? O trabalho, ou as pessoas que realizam o trabalho em conjunto, com suas falhas, suas particularidades, mas em conjunto, gerando resultados agradáveis e compatíveis com a organização, seja empresa, comitê, etc.

Tudo isso cai, de forma brutal na T.I., que passa a ter que responder pelas expectativas de cada parte desse todo. A gerência dessa ansiedade causada, recai sobre o gestor da T.I.

Essa gestão deve ser humanizada, entendendo os problemas de cada, abraçando os problemas e ajudando à superá-los e ,com isso, ganhando empatia, força e dedicação da equipe, ou devemos ser totalmente fechados ao ser e abertos apenas as aspirações da organização?

A resposta parece óbvia, mas não é para muitos.

O papel da T.I. é sempre fazer melhor, levar ao melhor, deixar o melhor, implantar o melhor. Pode ser que este melhor para um não seja para outro, mas a visão existe e é essa!

Com a experiência, sempre vemos diferente as situações. A técnica é importantíssima, o conhecimento é importantíssimo, mas, ferir a equipe fere a empresa, e isso trás situações que são irremediáveis. O amadurecimento da gerência, o trato dos colaboradores com a verdade em tudo, já vi construir castelos onde nada havia.

Mesmos com todo conhecimento agil, scrum, itil, cobit, pmbok, tradicional, nada adianta, se o teu gerenciado não te olhar nos olhos e perceber verdade no que fala, verdade nas tuas ações.

Pessoal, fica a dica, verdade nos olhos fazem a situação acontecer. Valorize cada um, mesmo sendo o ponto fora da curva. O retorno é garantido!

Hora de mudar?