Camadas OSI

Parece que as sete camadas são um monstro que ronda os amantes de redes… Bom, o que dizer…

Inicialmente, vamos aos objetivos das camadas:

Um conjunto de camadas facilita a implementação e a manutenção da rede, uma vez que, devido a vários fatores, surgem problemas complexos a serem resolvidos e se a cada problema, for sendo verificado por sua camada, a solução tornará mais lógica e rápida.

Devemos pensar em rede no formato clássico e grande, não aquela rede de 3 computadores que você fez na casa da sua tia para o seu primo rodar CS com os irmãos dele, tá? (huahuahua)

Em uma rede (descente) 20% das falhas podem ser colocadas como falhas estruturais, nisso que as camadas ajudarão a descobrir e colocar a casa em ordem.

Algumas das características

  • cada camada com nível diferente de abstração;
  • cada camada deveria realizar uma função bem definida;
  • a função de cada camada deveria ser escolhida de acordo com protocolos padronizados internacionalmente;
  • o fluxo de informações entre as camadas deveriam ser minimizado;
  • o número de camadas deveria ser grande suficiente para que funções distintas não fossem colocadas juntas na mesma camada, e pequeno o suficiente para que a arquitetura não ficasse de difícil manuseio.

Este conjunto de camadas obedece um sistema hierárquico, onde cada camada se baseia na camada inferior. O propósito destas camadas é o de oferecer certos serviços para as camadas superiores, escondendo daquelas camadas os detalhes de como os serviços oferecidos são realmente implementados. Deste modo, simplifica-se consideravelmente o trabalho de desenvolvimento e manutenção, já que, desta forma, o projeto é restrito ao contexto de cada camada e supõe-se que os problemas de outras camadas já estejam devidamente resolvidos.

São elas:

  • Primeira Camada – Camada Física: Trata das conexões de hardware, do meio físico através do qual pacotes de dados (elementos de informação) irão trafegar. Um exemplo de padrão desta camada é o Ethernet.
  • Segunda Camada – Camada de Enlace ou Ligação: (link layer) Trata de como é feito o acesso ao meio físico, como é a codificação, o endereçamento e a transmissão de informações através do meio físico. Exemplos de protocolos desta camada são o PPP, o HDLC e o Frame Relay, comumente utilizados em conexões de redes a backbones Internet.
  • Terceira Camada – Camada de Rede: Trata do estabelecimento de rotas para o transporte de dados e da interconexão de redes.
  • Quarta Camada – Camada de Transporte: Trata da transmissão confiável dos dados, da qualidade dos serviços, transferência de mensagens “End-to-end” (conexão, gestão, controle de erro, fragmentação, controle do fluxo).
  • Quinta Camada – Camada da Sessão: Trata do estabelecimento, manutenção e coordenação das comunicações entre os computadores, controle de diálogo e sincronização para as entidades da aplicação.
  • Sexta Camada – Camada de Apresentação: Trata da formatação da informação e de conversões de códigos eventualmente necessários, negociação da sintaxe de transferência, transformações de representação de dados.
  • Sétima Camada – Camada de Aplicação: Trata da transferência de informações entre duas aplicações, já de um programa para o outro, transferência de arquivos, acesso e gestão, intercâmbio de documentos e mensagens, transferência de serviços e manipulação.

Para ficar mais claro e exemplificar, vamos acompanhar a imagem:

Seguiremos o E-Mail, descendo camada a camada.

Na Camada de Aplicação (7ª Camada), localiza-se o seu cliente de email. O programa que você usa para ver emails enviados, mandar emails, etc… Como exemplo, KMail, Lotus Organizer, Outlook, Outlook Express, ThunderBird, Incredimail, etc. É o aplicativo…

Na Camada de Apresentação (6ª Camada), está p protocolo que a aplicação lê para receber e enviar as mensagens. Neste caso, POP3 e SMTP, como exemplo.

Na Camada de Sessão (5ª Camada), encontra-se o socket que escuta e executa a ação quendo solicitado.

Na Camada de Transporte (4ª Camada), encontra-se o protocolo de transporte do pedido. Este protocolo é responsável pela entrega e verificação da entrega, caso precise, em cada processo a ser aberto pelo socket. Podemos exemplificar como TCP e UDP, os quais, um verifica a entrega e o outro não respectivamente.

Na Camada de Rede (3ª Camada), encontra-se o Protocolo IP, o qual, hoje, baseia-se 95% das transações de rede.

Na Camada de Enlace (2ª Camada), encontra-se o forma de integração máquina-rede. Aqui entra por exemplo, PPP, PPPoE, PPPoA, etc… Lembra do barulinho irritante do modem (saudades na verdade… época que homens eram separados das crianças… que tinha que saber IRQ e endereçamento para fazer qualquer coisa funcionar…), isso era a camada de enlace funcionando.

Finalmente e não menos importante, A Camada Física (1ª Camada). Aqui entra toda a estrutura física pra fazer a encrenca funcionar… Se você desceu e testou até aqui e estava tudo em ordem, prepare-se para verificar cabos, conectores, jumpers, routers, máquinas, fontes, memórias, blablabla…

É isso… Acho que não é tão monstro assim…

Ah… pra decorar: FERTSAprA.

  • F – Fisica
  • E – Enlace
  • R – Rede
  • T – Transporte
  • S – Seção
  • Apr – Apresentação
  • A – Aplicação